A Prefeitura de Ponta Grossa está deu início a uma nova iniciativa para reduzir as filas da saúde na região, com o lançamento do projeto ZAP PG+Saúde. Sendo assim, o projeto visa atualizar a situação de 45 mil registros nas filas de espera, proporcionando um melhor aproveitamento das vagas disponíveis.
Utilização da Plataforma ZAP PG+Saúde em Ponta Grossa
A plataforma ZAP PG+Saúde utiliza um aplicativo de mensagens para atualizar a situação das filas de espera de exames, consultas e cirurgias, oferecendo um melhor controle e aproveitamento das vagas para os pacientes que necessitam de especialidades médicas. Assim, inédita no país, a iniciativa tem como objetivo implementar a busca ativa de pacientes que demandam serviços de especialidades médicas, otimizando os processos e agilizando os encaminhamentos.
Detalhes da Primeira Etapa
Segundo a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, a primeira etapa do projeto consiste na realização de contatos com os pacientes através do whatsapp (42) 99118-3980.
Procedimento para os Pacientes de Ponta Grossa
Durante o procedimento, os pacientes receberão mensagens informando o nome, data e unidade de saúde onde foi realizada a solicitação. Podendo assim, manifestar interesse em continuar na fila ou atualizar dados, se necessário.
Expectativas e Prazos
A expectativa do Município é de que até o fim do primeiro semestre deste ano seja realizada a consulta aos pacientes e atualização total da base de dados, proporcionando uma visão mais precisa das filas. Portanto, a Prefeitura reforça a importância de os pacientes manterem os cadastros do SUS em dia e comparecerem à unidade de saúde de referência para atualização, quando necessário.
Próximas Etapas do Projeto em Ponta Grossa
Para as próximas etapas do projeto, a Prefeitura prevê a ampliação das possibilidades de interação com foco na digitalização dos processos que incluem a atualização dos cadastros e outras ações. Portanto, o ZAP PG+Saúde faz parte do Vale dos Trilhos, eixo de simplificação e desburocratização do Município.